Home

O site Ballet para Adultos foi a consequência natural de um trabalho de divulgação do Ballet que se iniciou já há bastante tempo. Há mais de 25 anos o Ballet faz parte de minha vida e a cerca de 10 anos dou aulas de Ballet para estudantes que levam a arte do Ballet muito a sério. Sou bailarina, formada pelo Ballet Márcia Bueno.

Constantemente busco meu aperfeiçoamento como tática para oferecer um sólido aprendizado aos meus alunos.

Para tanto, participo constantemente de cursos e faço aulas semanais com diferentes professores... porque para mim a busca por conhecimento é uma constante. Como podem ver, o Ballet tem uma estreita ligação com a minha vida. Consequência natural disto foi expandir e divulgar o conhecimento adquirido. Primeiro dando aulas no Ballet Márcia Bueno, para bailarinos em processo de formação e adultos, e depois para as alunas portadoras de deficiência visual, da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini (vale a pena conhecer o belíssimo trabalho da associação).

Sintam-se à vontade para navegar nas páginas deste site, conhecer nosso trabalho e participar dele, se assim o desejarem.

Abraços à todos

Daniela Sanches

16 de jan de 2011

Benefícios do Ballet Adulto - 10 Motivos para você começar já


Não é de hoje que a dança é considerada uma excelente forma de manter uma vida saudável, no tocante às atividades físicas. E quando falamos em danças, a maioria das pessoas já imagina a dança de salão, esquecendo-se dos ouros tipos de dança, como o ballet. Se você nem imagina como funciona uma aula de ballet, você pode ler o artigo:
No restante deste artigo, você encontrará mais 10 motivos pelo qual você deve considerar tornar o ballet sua atividade física regular:


1 – Exercício
  • O Ballet é um grande exercício para o corpo. Como já foi falado aqui em nosso blog sobre os benefícios do ballet adulto, o Ballet exercita o corpo como um todo, cada músculo, com graça e suavidade.  A sequência de exercícios promove o condicionamento dos músculos, o fôlego, a firmeza e a precisão.
2 – Flexibilidade
  • Há quanto tempo você não faz mais as coisas que fazia quando era criança. Amarrar os sapatos, coçar as costas, levantar-se de uma vez do chão, e outras tantas coisas que tinha facilidade para fazer e que agora o corpo parece não responder mais. Sentar para amarrar os sapatos, pedir para alguém coçar nossas costas, apoiar as mãos para levantar-se do chão são consequências de anos de descuido com o nosso corpo. No Ballet trabalha-se para corrigir estes danos. Mais do que músculos, o Ballet dá qualidade de vida às pessoas, devolvendo ao corpo suas verdadeiras habilidades e funções. Consequência natural disto: sua vida pessoal vai melhorar, com você fazendo suas tarefas do dia a dia com mais facilidade e suavidade.
3 – Postura
  • Quer ter uma postura elegante. Andar com suavidade. Sentar-se corretamente. Mais uma vez podemos te ajudar. A prática do Ballet exige a perfeição dos movimentos, com tórax, membros superios e inferiores . Essa postura herdada do Ballet, mais uma vez, beneficiará as atividades do seu dia a dia.
4 - Coordenação Motora
  • Movimentar-se, selecionando e ordenando de maneira independente diferentes partes do corpo, é uma capacidade inerente aos praticantes de ballet através dos exercícios e passos desta dança. É dividido em coordenação motora fina, que está relacionada com a implementação do controle de movimentos musculares, particularmente das mãos e pés combinados com a visão. E coordenação motora grossa, que se refere ao envolvimento de grandes massas musculares para a execução de movimentos que exigem precisão.
5 – Disciplina
  • Aprender todos os passos, sua execução e encadeamentos, com precisão e suavidade exige disciplina e envolvimento. Esse controle mental será inevitavelmente aplicado às sua outras atividades diárias, melhorando seu desempenho e tornando mais fácil a realização das tarefas.
6 – Resistência
  • É a capacidade do corpo em desempenhar ações que envolvam grandes massas musculares por um longo período tempo. Numa apresentação fica evidente a resistência que as balarinas adquirem com o ballet. A longa sequência de passos que elas desenvolvem não seria possível sem essa resitência física
7 - Expressão Corporal
  • Mais que um exercício, o ballet tem um objetivo maior : expressar a música através de cada parte do seu corpo, com graça e suavidade, mas ao mesmo tempo, com força e firmeza. Numa sala de ballet adulto, os alunos podem restringir-se somente aos exercícios físicos regulares, se assim quiserem. Mas se ao contrário, quiserem apresentar-se (nem que for em frente aos familiares e amigos), poderão dizer através dos movimentos de seus corpos, o que determinada música significa para eles.
8 - Exercício para a mente
  • A sequência de passos, sua execução, nomes, encadeamentos e músicas exigem muita atenção e concentração para serem aprendidos. É um verdadeiro exercício para a mente.
9 – Você
  • Se você nunca fez Ballet antes ou fez e parou por algum motivo qualquer e quer voltar, as aulas de Ballet para adultos foram pensadas exatamente para você. Essas aulas respeitam os limites do seu corpo. Além disto, nessas aulas você vai encontrar gente como você, da sua idade e mesmas características físicas.
10 – Nós
  • Nossos professores são profissionais especializados e especialmente treinados para garantir que os adultos possam praticar o Ballet, respeitando os limites do corpo e da mente. Mas se ainda assim você estiver com dúvidas, você pode fazer uma aula experimental de ballet adulto e verificar por você mesma como são as aulas. Ainda está indeciso, veja a opinião de quem está fazendo aula:

12 comentários:

  1. Gostei do seu blog,o tema balet para adultos me interessa muito, informaçoes de qualidade são sempre bem vindas!
    Já que não posso divulgar o meu, posso divulgar para minhas amigas blogueiras o seu blog na minha lista de blogs?
    Abraços, sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. olá A menina que dança, a divulgação é automática quando você utiliza sua OpenID e obrigada pelos elogios

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu blog! Moro em REcife e após mais de vinte anos estou voltando ao ballet. E é preciso esforço para quebrar a resistência e a insegurança e fazer valer minha vontade. Estou tão ansiosa! Foi ótimo encontrar esse blog! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb moro em Recife. Pode me indicar uma academia que tenha ballet para adultos?
      grata,

      Mariana Ferreira
      marianafsantos2@gmail.com

      Excluir
  4. Muito obrigada Creusa.

    A intenção deste blog é exatamente esta: Um ponto de apoio à todos aqueles que querem praticar esta arte maravilhosa, não importa a idade.
    Para aqueles que continuarem resistentes ou reticentes quanto à sua volta ao ballet, diga para eles que é porque o ballet adulto é uma atividade física excelente.
    E você, em seu intimo, sabe que além de tudo, é a realização de um sonho.
    Mais uma vez parabéns e boa sorte.
    Não se esqueça de voltar ao nosso blog daqui algum tempo para nos dizer como você está indo.

    ResponderExcluir
  5. Eu não podia deixar de escrever sobre a minha professora linda. Ela é super didática, tranquila e educada sem deixar de ser séria e muito disciplinada. O que é BASTANTE difícil no mundo das artes em geral - encontrar pessoas que te tratem como igual e que realmente queiram que você cresça; mais que isso: que vibrem com o seu crescimento.
    Comecei a fazer ballet aos 8 anos e parei e voltei ene vezes ... passei pelas mãos de excelentes bailarinas porém bem pouco preocupadas em ajudar na evolução da dança sem fazer distinções entre seus alunos ... por isso ser boa bailarina e ter boa técnica não implica em ser uma boa professora. Para ser um bom professor de qualquer coisa, antes de mais nada, é necessário SER HUMANO. E isso a Dani é, de sobra. Conforme fui ficando mais velha fui descobrindo que o ballet clássico é uma paixão minha; e mesmo não tendo mais condições de me tornar bailarina profissional concluí que a prática do ballet, além de um excelente exercício (o único que me dá prazer em fazer, diga-se de passagem) é uma viagem relaxante para a alma. Recomendo aos que tem vontade mas receio para deixar o medo e a vergonha de lado! Ballet não tem idade ... a dança, a arte não tem idade ... isso tudo porque a alma não tem idade.
    Thaís Capusso Rossini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaís, me perdoe a intromissão mas buscando informações sobre balé adulto vi seu depoimento e me interessei pela sua professora, uma vez que gostaria muito de aprender balé mas me sinto insegura, então uma professora assim me ajudaria bastante. Se puder me indicar onde faz aula eu ficaria muito grata. Obrigada!

      Excluir
  6. Que encanto ler algo com tanto carinho e seriedade. Meu nome é Thais, tenho 1,60m e 48 quilos e semana que vem vou fazer minha primeira aula de ballet, estou muito feliz, pois quando eu era nova meus pais nao tinham dinheiro, hoje "eu" tenho dinheiro e quem sabe idade.. kkk. Estou agradecendo as palavras toa bem colocadas nesse blog... só mais um detalhe minha primeira aula sera no dia em que completo 32 anos... um otimo presente nao!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá,estou anciosa pra começar as aulas de balé pra adulto. Tenho 37 anos e nunca fiz, mas sempre foi meu sonho. Só que tá difícil encontrar aulas aqui no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito desse blog ...Fiz balet quando criança mas parei e sepre tive vontade de recomeçar mas infelizmente a falta de tempo e dinheiro me impossibilitaram.Pensei em reiniciar as aulas mas estava com vergonha devido minha idade (23 anos) mas depois do que li e dos outros depoimentos vou procurar por academia para reiniciar essa dança que gosto muito

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa noite! Adorei o blog. Tenho 25 anos de idade e um sonho: poder executar alguns passos de ballet clássico. Morava em uma cidade bem no interior de Pernambuco que não oferecia essa atividade, mas esse ano vim morar em Garanhuns/PE, também interior, porém com bem mais oportunidades, daí já iniciei minhas tão sonhadas aulas de ballet, estou amando, realizando um sonho de menina!
    Aqui acontece anualmente o Festival de Inverno de Garanhuns - FIG, além de shows à noite com artistas nacionais, tem várias outras atividades e uma delas é a apresentação das companhias de dança de várias regiões do país e fiquei sabendo que este ano terá até uma companhia da França. Estou super animada e ansiosa para assistir esses belos momentos. A escola que estou irá se apresentar, mas não irei participar, pois sou muito iniciante, mas estarei na primeira fila assistindo as minhas amigas e no próximo ano espero poder estar no palco junto com elas! Adorei dividir minha felicidade com vocês e estarei sempre por aqui. Abraços carinhosos!

    ResponderExcluir
  10. Que lindo!!! Tenho 27 anos e faço ballet no começo fiquei com vergonha por ter seios grandes mais eu venci e não importa o que os outros falem eu to amando e indico não so fazer mais se for seu sonho corra atrás ninguém vai fazer isso por você. Não importa os outros são os outros e o ballet é demais.

    ResponderExcluir

O espaço abaixo é reservado para você falar o que você pensa:
    * Sua opinião;
    * Um depoimento;
    * Uma dica de artigo ou matéria;
    * Um elogio;
    * Uma reclamação.



Se quiser deixar o link do seu blog, utilize a opção openID e deixe a url do seu blog.

A sua opinião é muito importante para nós!


Os comentários são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
    * com propagandas (spam);
    * com link no conteúdo dos comentários;
    * com palavrões ou ofensas.

Para saber mais: