Home

O site Ballet para Adultos foi a consequência natural de um trabalho de divulgação do Ballet que se iniciou já há bastante tempo. Há mais de 25 anos o Ballet faz parte de minha vida e a cerca de 10 anos dou aulas de Ballet para estudantes que levam a arte do Ballet muito a sério. Sou bailarina, formada pelo Ballet Márcia Bueno.

Constantemente busco meu aperfeiçoamento como tática para oferecer um sólido aprendizado aos meus alunos.

Para tanto, participo constantemente de cursos e faço aulas semanais com diferentes professores... porque para mim a busca por conhecimento é uma constante. Como podem ver, o Ballet tem uma estreita ligação com a minha vida. Consequência natural disto foi expandir e divulgar o conhecimento adquirido. Primeiro dando aulas no Ballet Márcia Bueno, para bailarinos em processo de formação e adultos, e depois para as alunas portadoras de deficiência visual, da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini (vale a pena conhecer o belíssimo trabalho da associação).

Sintam-se à vontade para navegar nas páginas deste site, conhecer nosso trabalho e participar dele, se assim o desejarem.

Abraços à todos

Daniela Sanches

8 de nov de 2011

Pratique uma vida mais saudável com o Ballet para Adultos



Em nossas memórias de infância as aulas de Ballet são recheadas de tutus cor de rosa e borboletinhas. Ainda que você não tenha praticado na infância, é fácil puxar na memória aquela amiguinha que rodopiava por todo o pátio da escola, repetindo os movimentos aprendidos durante as aulas de Ballet.

Mas quem poderia imaginar que agora, nessa idade, você está pensando em praticar Ballet. Afinal esta não parece ser uma atividade óbvia, ainda mais para um adulto. Isto embora a prática do Ballet, em qualquer idade, traz um impacto extremamente positivo sobre o corpo, em termos de flexibilidade, força e coordenação.

Você pode estar se perguntando se está preparado para isto e se as aulas de Ballet não são somente para as crianças. Mas aí está você, devorando todos os artigos deste blog, se perguntando se realmente é possível praticar Ballet na idade adulta, vestindo um collant e praticando com uma turma de ágeis bailarinas.

Mas, ao chegar a uma aula de Ballet para adultos, você pode se surpreender com a turma. Nada de ágeis bailarinas, que praticam Ballet desde sempre. As turmas de adultos são formadas por aspirantes a bailarinas de todas as idades, desde os vinte e poucos até as senhoras já perto da meia idade, que agora vão dividir as aulas de Ballet entre a carreira, os estudos, a maternidade e o lar.

Entrando na sala, é possível sentir a descontração do ambiente. Todos se cumprimentam. Sorrisos no ar. Uma turma exatamente como qualquer outra da qual você participaria. Lentamente o tremor em suas pernas começa a cessar. Passa-se o nervosismo inicial. A música começa a tocar. Vem o alongamento. Começam os exercícios.

A cada exercício você irá começar a sentir uma parte diferente de seu corpo se exercitar. É possível que o suor já comece a escorrer pelo seu corpo, herança dos tempos de ócio que você acaba de deixar para trás. Ao contrário do que você possa imaginar, a prática do Ballet adulto não é uma competição. Ao contrário, a professora irá encorajá-la a realizar cada exercício no melhor de sua capacidade e perfeição. Não para saber quem pode executar o melhor plié, mas porque nos transformamos naquilo que praticamos com freqüência.

E, quando chegar ao final da aula, você irá se descobrir apaixonada, feliz por ter realizado um treino de uma hora completamente absorvida pelo Ballet e sem ter desejada uma única vez que ele terminasse logo. Mais do que um simples e óbvio exercício, o Ballet é a pura e apaixonante alegria de dançar.

Leia também:

Como são as aulas de ballet para adultos?
Benefícios do Ballet Adulto em mais uma reportagem
Um convite às ex-bailarinas

 

ABC:
Ballet Márcia Bueno
Fone (11) 4367-4561 c/ Lourdes

São Paulo:
Al Qamar - Academia de Danças
Fone (11) 3578-9390 c/ Hanna

Ou envie um email e agende sua aula experimental

2 comentários:

  1. Sempre tive muita vontade de praticar o Ballet, mas na cidade em que moro não há professores, e muito menos escolas para esse tipo de dança. Tenho 17 anos, e vou procurar por vídeos aulas, vou dar meu melhor, espero que eu consiga, e quem sabe futuramente, eu seja uma bailarina, como sempre sonhei desde criança. Obrigada, e até mais.

    ResponderExcluir
  2. Oiiii
    adorei o blog. Tenho 19 anos e estava com receio de fazer ballet pois achava que era coisa q tinha que começar de criança mais depois que visitei o blog e li os comentários estou ansiosa para fazer minha matricula.
    Parabéns pelo seu trabalho e espero que continue postando mais coisas
    bjsss
    Aline

    ResponderExcluir

O espaço abaixo é reservado para você falar o que você pensa:
    * Sua opinião;
    * Um depoimento;
    * Uma dica de artigo ou matéria;
    * Um elogio;
    * Uma reclamação.



Se quiser deixar o link do seu blog, utilize a opção openID e deixe a url do seu blog.

A sua opinião é muito importante para nós!


Os comentários são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
    * com propagandas (spam);
    * com link no conteúdo dos comentários;
    * com palavrões ou ofensas.

Para saber mais: