Home

O site Ballet para Adultos foi a consequência natural de um trabalho de divulgação do Ballet que se iniciou já há bastante tempo. Há mais de 25 anos o Ballet faz parte de minha vida e a cerca de 10 anos dou aulas de Ballet para estudantes que levam a arte do Ballet muito a sério. Sou bailarina, formada pelo Ballet Márcia Bueno.

Constantemente busco meu aperfeiçoamento como tática para oferecer um sólido aprendizado aos meus alunos.

Para tanto, participo constantemente de cursos e faço aulas semanais com diferentes professores... porque para mim a busca por conhecimento é uma constante. Como podem ver, o Ballet tem uma estreita ligação com a minha vida. Consequência natural disto foi expandir e divulgar o conhecimento adquirido. Primeiro dando aulas no Ballet Márcia Bueno, para bailarinos em processo de formação e adultos, e depois para as alunas portadoras de deficiência visual, da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini (vale a pena conhecer o belíssimo trabalho da associação).

Sintam-se à vontade para navegar nas páginas deste site, conhecer nosso trabalho e participar dele, se assim o desejarem.

Abraços à todos

Daniela Sanches

4 de ago de 2013

Um pouco mais de teoria: significados para o termo "ballet de repertório"

Sempre que usamos as palavras ballet de repertório rapidamente nos vem a cabeça: D. Quixote, O Quebra Nozes, Giselle etc. Mas conhecer estas peças não quer dizer que você saiba exatamente quais adjetivos uma coreografia precisa ter para ser classificado como de repertório.

Separei cinco definições para este termo  vindas  de grandes mestres da dança clássica. As cinco descrições são excelentes e corretíssimas explicações, e na minha opinião são complementares.

Boa leitura.

Segundo Eliana Caminada que já foi primeira bailarina do Teatro Guaíra, e solista do ballet da Ópera Estatal de Monique e é autora de livros que são referência para a dança clássica brasileira : em relação à arte, repertório está ligado a perenidade, universalidade e atemporalidade. A palavra está sempre associada a uma coleção de peças que reunidas a partir de determinados critérios, formam o acervo de uma companhia.

Tatiana Leskova que foi primeira bailarina do Original Ballet Russe, diretora e primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, remontadora e maître de ballet no Scala de Milão, Het Nationale Ballet, Ópera de Paris e Joffrey Ballet considera ballets de repertório aqueles que foram consagrados pelas montagens e remontagens sucessivas e que constituem o acervo de companhias no mundo todo. Determinadas coreografias podem ser clássicos de repertório de uma companhia mas não são obras de caráter universal.

Aldo Lotufo primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e uma das maiores - senão a maior-referências da dança masculina clássica da nossa história, defende que ballets de repertorio são os criados no período romântico e acadêmico, grande parte dos que compunham o acervo dos Ballets Russes de Diaghilev e de  alguns coreógrafos do séc. XX tais com George Balanchine, John Cranko e Roland Petit.

Eric Valdo ex- maître de ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do ballet Municipal de Niterói e do Balé Guaíra entre 1978 e 1979 , considera que quando se menciona ballets de repertório está- se referindo apenas a "clássicos" universais com um século ou mais de montagens sistemáticas, ou seja : período romântico francês, Rússia Imperial ; criações de August Bornonville; além do ballet  Coppelia.

Vera Aragão bailarina - solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, professora do curso superior de Dança do Centro Universitário da Cidade, mestranda em Pedagogia pela UniRio,  cita em seu curso de Composição Coreográfica para ballet da Unidaça: em  relação à dança, repertório é o conjunto de obras que, reunidas a partir de determinados critérios, continuam a ser encenadas, remontadas por diversas companhias ao redor do mundo e, mesmo décadas ou séculos após a morte de seus autores, continuam a gerar interesse do público que as assistem. Essas obras formam o acervo de uma companhia. Assim, repertório está ligado à permanência e à universalidade.

Fonte: www.elianacaminada.net

Ballet de repertório O lago dos Cisnes
Ballet de repertório O lago dos Cisnes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O espaço abaixo é reservado para você falar o que você pensa:
    * Sua opinião;
    * Um depoimento;
    * Uma dica de artigo ou matéria;
    * Um elogio;
    * Uma reclamação.



Se quiser deixar o link do seu blog, utilize a opção openID e deixe a url do seu blog.

A sua opinião é muito importante para nós!


Os comentários são lidos por nós antes de serem publicados. Não serão aprovados os comentários:
    * com propagandas (spam);
    * com link no conteúdo dos comentários;
    * com palavrões ou ofensas.

Para saber mais: